celebration-3057027_640

Festas exigem cuidados extras de diabéticos

Página Inicial Matérias Festas exigem cuidados extras de diabéticos

krakauer_dia_mundial_do_diabetesQuem não gosta de aproveitar os momentos de comemoração? Todo mundo tem o direito de festejar, seja no trabalho, em família ou com amigos. No entanto, algumas pessoas necessitam de cuidados extras com a saúde, mesmo nos momentos de descontração. É o caso dos diabéticos, que não podem descuidar da alimentação em nenhuma ocasião.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo (SBEM-SP), a principal orientação é o monitoramento da glicemia. Os diabéticos que precisam fazer monitorização constante não podem se esquecer de levar o glicosímetro nas comemorações, especialmente nas mais intensas. “Entre 4 e 5 da manhã o corpo produz uma onda de hormônios com liberação de glicose, é como um carregamento de energia para as atividades do dia. Para quem festeja muito à noite, pode haver um risco de hiperglicemia”, alerta o médico Marcio Krakauer (FOTO AO LADO), Diretor da SBEM-SP.

Outra dica é a proteção ao pé. Essa parte do corpo, no diabético, precisa de cuidado constante, pois a glicemia mal controlada pode causar danos aos nervos, levando à insensibilidade. Uma simples bolha pode virar uma infecção grave. Dê intervalos para descansar os pés, quando estiver dançando, por exemplo, e aproveite para verificar possíveis machucados e calos.

Cuidar da higiene na hora de aplicar a insulina também é fundamental. Para quem utiliza insulinas e está na festa, cuidado com a assepsia antes de injetá-la. Seja com seringas ou canetas de aplicação, escolha um local seguro e limpo para o procedimento. E lembre-se de que a insulina deve estar protegida em temperatura ambiente.

Por fim, a atenção com a hipoglicemia jamais deve ser esquecida. Dançar demais e comer de menos pode causar diminuição das taxas de glicose. A hipoglicemia pode levar à parda de consciência e até crises convulsivas. Siga as orientações do seu médico e fique atento aos sinais.
SBEM-SP
A SBEM-SP (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia do Estado de São Paulo) pratica a defesa da Endocrinologia, em conjunto com outras entidades médicas, e oferece aos seus associados oportunidades de aprimoramento técnico e científico. Consciente de sua responsabilidade social, a SBEM-SP presta consultoria junto à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, no desenvolvimento de estratégias de atendimento e na padronização de procedimentos em Endocrinologia, e divulga ao público orientações básicas sobre as principais moléstias tratadas pelos endocrinologistas.

 

SAIBA MAIS
http://www.sbemsp.org.br
https://twitter.com/SBEMSP
https://www.facebook.com/sbem.saopaulo/
https://www.instagram.com/sbemsp/
https://www.youtube.com/c/SBEMSP

Com informações da Gengibre Comunicação / Assessoria de Imprensa

Veja também: