adenoide2

Adenoide: sintomas de alerta

Página Inicial Matérias Adenoide: sintomas de alerta

dra._jeanne_oiticica_300dpiA tonsila faríngea, conhecida também como adenoide, é um tecido linfoide, cuja função está relacionada ao sistema de defesa do organismo, localizado bem no fundo do nariz, quase no centro da face, no ponto de encontro entre nariz e ouvidos. Os principais sintomas que sinalizam a presença de adenoide são roncos, apneia, adenoidites, otites, faringites, sinusites, hipodesenvolvimento do terço médio da face, voz anasalada, obstrução nasal e perda auditiva.

A síndrome do respirador bucal (aquela criança que vive sempre de boca aberta) também é um sintoma e ocorre em 13% das crianças – dentre estas, 80% apresentam hipertrofia de adenoide.

A hipertrofia ou hiperplasia de adenoide (aumento do volume e da massa tecidual) surge na 1ª infância, com tendência hereditária. Em geral é decorrente de infecções de repetição da adenoide, as adenoidites. “O tecido reage às infecções crescendo e aumentando o número de células para incrementar a imunidade do pequeno. As repercussões clínicas só ocorrem quando há inflamações e infecções recorrentes e/ou o aumento excessivo do tamanho do tecido”, explica a Dra. Jeanne Oiticica (FOTO ACIMA), médica otorrinolaringologista e Chefe do Grupo de Pesquisa em Zumbido do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

CIRURGIA

Uma das recomendações de tratamento é a cirurgia para retirada da adenoide. Porém, ela não deve ser realizada antes dos dois anos de idade pelo risco de recidiva do problema. “É preciso avaliar os benefícios que a cirurgia pode trazer. Se indicada, deve ser feita entre os 3 e 6 anos, já que após os seis anos de idade a adenoide tende a atrofiar e regredir, pois o seu papel na imunidade começa a decair dos 4 a 6 anos, a medula óssea amadurece e assume boa parte da função imunológica”, detalha a especialista, chefe do Grupo de Pesquisa em Zumbido do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e professora Colaboradora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Veja algumas dicas aos pais para que percebam os sinais de adenoide:

· Crianças com infecções de ouvidos, nariz e garganta de repetição ou recorrentes devem sempre passar por consulta com o Otorrinolaringologista;

· A indicação é a mesma para aquelas que roncam ou sofrem pausas respiratórias durante o sono;

· Fique atento se a criança está sempre de boca aberta;

· Voz anasalada, obstrução nasal, sono agitado e despertares frequentes durante o sono também podem ser sinais;

· Atraso de crescimento e baixo rendimento escolar dos 2 aos 6 anos de idade, por não escutarem bem, são alertas para procurar o médico otorrinolaringologista.

Com informações da Gengibre Comunicação – Assessoria de Imprensa

Veja também: