poderosa-receita-caseira-trata-bronquite-tosse-e-catarro

Asma: o que é e como controlar

Página Inicial Matérias Asma: o que é e como controlar

Flavio SanoMuitas pessoas já ouviram falar, mas pouca gente sabe o que é a asma. A doença atinge cerca de 20% das crianças do Brasil. Por ano, são 2 mil mortes de adultos e crianças, e a falta de informação é um dos fatores que mais contribuem para os óbitos por asma, que está entre as mais prevalentes do mundo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que 235 milhões de pessoas sofram de asma em todo o planeta.

“Algumas doenças não controladas podem interferir e atrapalhar o tratamento da asma, como a doença do refluxo gastroesofágico, a rinossinusite crônica, a obesidade e a apneia do sono”, explica o médico Flávio Sano (foto ao lado), Coordenador do Departamento Científico de Asma da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI).

Caracterizada pelo chiado no peito, tosse e falta de ar, os especialistas classificam a asma como controlada ou não, e de difícil tratamento ou com pouca resposta. Seguir o tratamento indicado pelo médico especialista é essencial para o paciente com asma ter qualidade de vida. Porém, nem sempre isso acontece.

As principais causas de descontrole da asma são:

• A má aderência ao tratamento e o uso inadequado dos dispositivos inalatórios;

• Quando o paciente suspende o medicamento por conta própria ou não o utiliza da forma adequada, correndo risco de desencadear novas crises. Portanto, é fundamental seguir as orientações do médico, tirar dúvidas em relação ao uso do medicamento e sempre estar com um plano de emergência;

• Mudanças no ambiente, como reformas em casa ou no trabalho, e alterações climáticas podem ser gatilhos de descontrole de pacientes asmáticos;

• Outros fatores são infecções virais e bacterianas como sinusites, gripes, pneumonia etc.

Sobre a ASBAI
A Associação Brasileira de Alergia e Imunologia existe desde 1946. É uma associação sem finalidade lucrativa, de caráter científico, cujo objetivo é promover o estudo, a discussão e a divulgação de questões relacionadas à Alergologia e à Imunologia Clínica, além da concessão de Título de Especialista em Alergia Clínica e Imunologia a seus sócios, de acordo com convênio celebrado com a Associação Médica Brasileira. Atualmente, a ASBAI tem representações regionais em 21 Estados brasileiros.

SAIBA MAIS
Twitter: @asbai_alergia
Facebook: Asbai Alergia
www.asbai.org.br

Com informações da Gengibre Comunicação / Assessoria de Imprensa

Veja também: