CLINIVITTA

Mamografia03

 

A Clinivitta dispõe de uma aparelhagem DIGITAL e de última geração para realização de exames de mamografia e isso a um preço bastante acessível: R$ 88,00.
O dr. Raphael Xenofonte, médico Radiologista escreveu a seguinte matéria para dar melhores esclarecimentos sobre o que é o exame e sua importância. Confira!
Importância da Mamografia
O principal exame de rastreamento do câncer de mama é a mamografia. Consultar um médico regularmente e, a partir dos 40 – ou antes, se for uma paciente de risco – realizar a mamografia todos os anos é uma medida simples e eficaz, que contribui com o diagnostico precoce.
A principal função do exame é diagnosticar lesões precoces, não palpáveis em estágio subclínico. Quando descoberto no início, a chance de sucesso no tratamento do câncer de mama supera os 90%.
Muitas mulheres chegam ansiosas, com medo de encontrar um tumor ou sentir dor durante o procedimento. Há certo desconforto na compressão da mama, mas é muito rápido. Em questão de segundos a radiação é disparada e automaticamente a mama é descomprimida.
É fundamental a realização do exame de mamografia anual, pois é por meio dele que pode-se detectar o tumor em fase inicial, melhorando a resposta ao tratamento e a sobrevida do paciente.
O resultado da mamografia indicará se há necessidade de complementação com outros exames, como a ultrassonografia e a ressonância magnética. As mamas são muito heterogêneas e diferentes, tanto pela composição do tecido, quanto pelo formato.
A recomendação da Sociedade Brasileira de Mastologia é que as mulheres iniciem a mamografia a partir dos 40 anos, com periodicidade anual, até os 69 anos. Para quem tem casos de câncer de mama na família, a idade deverá ser antecipada e deve-se manter um acompanhamento clínico especializado. Homens também podem ter câncer de mama, mas a realização da mamografia é recomendada apenas em caso de suspeita.
Raphael Xenofonte