APOENA STUDIO DE PILATES

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O Apoena Studio Pilates, inaugurou uma nova unidade no Meireles no dia 07 de Maio de 2016. Confira as Modalidades de Serviços.

 

Pilates Clínico, Cross Pilates e o Pilates em Suspensão.

Os principais benefícios do Pilates:

 

O método tem por base seis (6) princípios: A respiração, o acionamento do centro de força (músculos abdominais, ou seja, o Power House), a precisão, o controle, a fluidez e a concentração. Todos estão atuando sempre juntos, em “sinergia” para a realização perfeita de um exercício.

 

  1. Combate ao estresse

 

O Método do alemão Joseph Pilates contempla vários exercícios que obedece a um ritmo respiratório, o acionamento do Centro, e que exige concentração, controle, precisão e a Fluidez nos movimentos. Sendo assim durante os exercícios, os praticantes adquirem um poder maior de controle sobre o corpo, e aprende a utilizar todos esses princípios ajudando-os a lidar melhor com situações de estresse, ansiedade e nervosismo.

 

  1. Elimina as dores

 

O Pilates é muito indicado para pessoas com dores, principalmente na coluna como um todo. Existem exercícios que promovem o realinhamento da coluna, o Fortalecimento da musculatura Postural, trabalhando sempre o fortalecimento da musculatura abdominal e dos estímulos dos músculos estabilizadores, fazendo com que naturalmente deixemos de fazer esforços de forma errada, o que prejudica nossa coluna ao realizarmos os esforços físicos sobrecarregando músculos que não eram para estar realizando determinada função.  Aprendendo isso saberemos como poupar os músculos e as articulações, poupando e economizando energia. Os exercícios de fortalecimento e alongamento direcionados para partes específicas do corpo também contribuem para a reabilitação de diversas patologias. Tudo isso sendo adaptado para cada cliente.

 

  1. Melhora a respiração

 

O indivíduo que tem estresse ou ansiedade constante interrompe a respiração normal, gerando um bloqueio no principal músculo da respiração, o diafragma. Quando usamos constantemente musculaturas acessórias da respiração; vai ocasionar sérias compensações. Essas compensações geram graves problemas, tensões nos músculos cervicais, causando cefaleias de tensão, enxaquecas constantes, dores em geral, problemas posturais e até estruturais. Tudo isso por causa de uma má respiração. Como o Pilates trabalha a musculatura respiratória, é capaz de treinar essas pessoas a respirar de forma adequada, o que é feito pela associação dos exercícios a um tempo preciso de inspiração e expiração.

 

  1. Melhora a postura

 

Sabemos que a coluna possui curvas fisiológicas que devem ser respeitadas para uma maior absorção do impacto e resistência a esforços. Por meio de exercícios de alongamento axial, auto crescimento, isto é, com a coluna alinhada e alongada durante todo o atendimento, mantendo a estabilização segmentar vertebral, adquire-se maior força nos músculos que sustentam a coluna, protegendo-a. Isso se reflete naturalmente nas atividades do dia a dia. Poupando as nossas articulações, evitando a sobrecarga em articulações e músculos que não deveria está sendo sobrecarregados e a usar os músculos que realmente deve realizar aquela ação. Usando uma boa ergonomia no trabalho, em casa na rua, ao dirigir, ao realizar as atividades de vida diária (AVD´s) no seu dia a dia, e até mesmo na realização da própria atividade física da forma correta.

 

 
Trabalha os músculos
 

O grande diferencial do método Pilates é que o fortalecimento muscular é realizado de forma global e não segmentar. Durante os exercícios, ocorre a ativação simultânea de diversos grupos musculares e há uma integração dos músculos principais, secundários e posturais. Todos trabalhando em sinergia, para que determinada ação seja realizada adequadamente. Tonifica os músculos, modela o corpo, deixando-os firmes e definidos. Além disso, as articulações também são estimuladas, ajudando na lubrificação e na produção do líquido sinovial.

 

  1. Melhora a flexibilidade, coordenação, equilíbrio e propriocepção.

 

Os exercícios voltados para a melhora da flexibilidade são aqueles que enfatizam o alongamento global do corpo. Alongamento este que deve ser ativo, para um melhor e duradouro resultado.

 

Em relação ao estímulo da coordenação motora, o conhecimento do nosso próprio corpo, ou a chamada consciência corporal, é um aprendizado sobre como devemos nos movimentar e usar músculos e articulações a nosso favor, evitando as sobrecargas, poupando músculos e articulações com a utilização adequada de toda a musculatura.

 

Por meio do Pilates, é possível adquirir equilíbrio e melhor percepção espacial dos objetos em relação a si mesmo, ou seja, caminha junto com a propriocepção, que é a percepção do próprio corpo, e inclui a consciência da postura, do movimento, das partes do corpo e das mudanças no equilíbrio, além de englobar as sensações de movimento e de posição articular.

 

 

 

  1. O que é o Método Cross Pilates?

 

 

O Cross Pilates, assim como o Pilates convencional é uma modalidade de Condicionamento Físico. Sendo assim, o Condicionamento Físico é fundamental para prevenir e atenuar o declínio funcional decorrente da idade, sedentarismo e patologias, entre outras condições que impedem a aquisição e manutenção da saúde.

 

Portanto, o Cross Pilates é um Método de Condicionamento Físico que surgiu pela fusão dos princípios do Treinamento Funcional e dos princípios do Pilates.  Assim, inclui desde o treinamento de simples movimentos do cotidiano, como agachar, girar, puxar, abaixar, empurrar e levantar aos mais elaborados pertinentes à prática esportiva e de alto rendimento. Tudo isso dentro dos padrões de movimentos funcionais, ou seja, parecidos com os movimentos realizados no dia a dia, em casa, no trabalho ou na prática esportiva.

 

O Método Cross Pilates permite a execução de movimentos de acordo com a necessidade individual e com a intensidade adequada para cada pessoa.

 

Com o Cross desenvolve-se um universo de muitas possibilidades de exercícios, dos mais simples aos mais desafiadores.

 

Por tudo isso, o Cross Pilates promove o condicionamento físico, correção da postura, melhora o metabolismo contribuindo para o emagrecimento, e também permite ganhos significativos de força muscular, flexibilidade, equilíbrio, coordenação, propriocepção e resistência cardiorrespiratória.

 

 

  1. Qual a diferença dele para o Pilates convencional?

 

 

Basicamente pela inclusão dos princípios do treino Funcional, incluindo exercícios que serão mais intensos, com velocidade, exercícios metabólicos, treinos cardiometabólico, exercícios de força, alongamento ativo, coordenação, propriocepção, equilíbrio, flexibilidade, estabilidade e potência.

 

  1. Qualquer pessoa pode praticar?

 

 

Sim, desde que passe por uma avaliação com o Fisioterapeuta ou Educador Físico antes de iniciar, E assim o treino será adequado para cada pessoa. Será personalizado. Nem todo mundo poderá fazer o mesmo exercício, assim como no Pilates convencional. E eles seguirão uma sequência de básico, intermediário e avançado conforme sua evolução, como é também no Pilates tradicional.

 

  1. Os aparelhos são diferentes?

 

 

Sim, os equipamentos do Cross Pilates foram desenvolvidos a partir de conceitos totalmente inovadores, pela implantação de sistema de ajustes rápidos de cargas e posicionamentos nos equipamentos, oferece à prática do Pilates muito mais dinamismo e versatilidade, permitindo a criação de aulas coletivas com qualidade. Além disso, os equipamentos são maiores e mais fortes, com design completamente robusto e arrojado, de alta resistência e estabilidade, possibilitando a execução de movimentos variados com cargas e velocidades mais elevadas, necessários para os programas de treinamento de força e potência.

 

  1. Para quem é indicado?

 

 

O Cross Pilates é indicado para público que busca boa forma física, mas não se adapta aos treinamentos físicos convencionais. Está indicado também para o público que já pratica o Pilates convencional e quer mais desafios. Desde que respeitando os limites individuais de cada pessoa. É indicado para atletas de alto rendimento e para prevenção e tratamento das lesões em esportistas.

 

É muito indicado para quem quer transformar o corpo de forma rápida e duradoura. Para os portadores de distúrbios físicos, em fase de tratamento ou em manutenção pós-tratamento que desejam melhorar sua saúde.

 

  1. Quais os principais benefícios?

 

 

Os benefícios do Método Cross Pilates serão os mesmos do Pilates convencional acrescidos dos benefícios do Treinamento Funcional:

 

Um Condicionamento Físico mais intenso usando e priorizando princípios do Treinamento Funcional e dos princípios do Pilates. Focando nos padrões de Funcionalidade do dia a dia do cliente. Treinando-o para a sua atividade de trabalho, fazendo com que cada pessoa utilize de forma correta no seu cotidiano, cada musculatura exigida, evitando assim as sobrecargas em articulações como ombro, punhos, quadril, joelhos, tornozelos, e a coluna.

 

Assim os benefícios incluem desde o treinamento de simples movimentos do cotidiano, como agachar, girar, puxar, levantar aos mais elaborados pertinentes à prática esportiva e de alto rendimento.

 

O Método Cross Pilates permite a execução de movimentos de acordo com a necessidade individual e com a intensidade adequada para cada pessoa. Desenvolvendo um universo de muitas possibilidades de exercícios, dos mais simples aos mais desafiadores.

 

  1. Para quem quer um resultado no emagrecimento, o Cross Pilates é indicado?

 

 

Sim. Para esse objetivo o Cross Pilates será suficiente deve ser realizado com a frequência de no mínimo 3 (três) vezes por semana de forma assídua ou diariamente.

 

Para a perda de gordura corporal é necessário acelerar o metabolismo, aumentando a massa muscular e captação e uso do oxigênio. Por isso, a importância da respiração. Assim, os treinamentos podem ser realizados com intensidades variadas, desde intensidade moderada à alta, ou treino intervalado, com exercícios mais pesados alternados com exercícios mais leves para a recuperação.

 

A frequência cardíaca deve ser trabalhada de acordo com os objetivos e da fase do treinamento que cada praticante se enquadra. É importante inicialmente estimular a adaptação dos sistemas cardiorrespiratórios, musculoesqueléticos e neuromuscular, para que o corpo realize os movimentos de forma segura e adequada, e assim possa realizar as progressões necessárias.

 

  1. O Método é praticado em sessões exclusivas para esta prática ou combinado com o Pilates convencional?

 

 

Os atendimentos de Cross Pilates podem ser realizados em sessões exclusivas de Cross Pilates e/ou combinados com o Pilates tradicional.

 

​O Cross Pilates permite a execução de treinamentos físicos variados: Desde programas de resistência muscular e cardiorrespiratória, passando pelo universo da definição muscular e do emagrecimento, ao público que procura ganho de força muscular e potência, e ainda agrega os benefícios do Pilates tradicional de correção postural pelo uso constante de músculos posturais localizados no CORE ou Powerhouse. Respeitando e dando ênfase aos princípios do Pilates e da Estabilização segmentar vertebral (ESV).

 

 

O Que é o pilates em suspensão?

O Pilates em Suspensão trabalha com os seguintes equipamentos: o Columpio, o Columpio Wall, a Lira Circense, o Power Balance, o Power Cord e o AirMat.

O Pilates em Suspensão segue os mesmos 6 princípios do método Pilates original, entretanto, por ser realizado em aparelhos de suspensão, as suas aulas podem se tornar mais dinâmicas e desafiadoras.

São mais de 300 exercícios variados que podem ser aplicados para todos os clientes, do iniciante ao avançado, de crianças a idosos, de pacientes patológicos a atletas de alto rendimento. A metodologia é muito dinâmica e totalmente prática, focando sempre situações reais do dia a dia.

É possível fazer exercícios de flexibilidade, alongamento, coordenação, equilíbrio, força e estabilidade corporal, através de exercícios que o aluno irá realizar em todos os aparelhos. Trabalhamos intensamente o CORE, ou Power House, Membros Superiores e membros inferiores.

 

  1. Quais as características desta modalidade?

 

 

A principal característica é trabalhar todos os princípios do Pilates convencional, em bases instáveis e suspensas do chão. Adaptadas a cada tipo de cliente, a cada fase, a cada objetivo e cada patologia.

 

  1. Qualquer pessoa pode praticar?

 

 

Sim, pois não existem contraindicações absolutas e sim precauções (gestantes, mulheres no período menstrual, pessoas com labirintites, e pressão não controlada). Usando as adaptações e as modificações para cada cliente, de acordo com a avaliação inicial e os objetivos de cada pessoa em cada fase do treinamento.

 

  1. Quais os benefícios da prática?

 

O Pilates em Suspensão pode ser utilizado por pessoas normais, sem nenhuma patologia, como uma forma de condicionamento físico, como também na reabilitação de patologias ortopédicas e neurológicas. Os benefícios serão os mais diversos. Citaremos alguns:

 

  1. Desenvolvimento da consciência sinestésica e controle corporal,
  2. Melhora da Postura,
  3. Fortalecimento e equilíbrio muscular,
  4. Melhora da performance atlética,
  5. Melhora a mobilidade da coluna vertebral,
  6. Desenvolve maior estabilização,
  7. Melhora do equilíbrio estático e dinâmico,
  8. Melhora da circulação sanguínea e oxigenação,
  9. Melhora a mobilidade e força, alivia o estresse e tensão,
  10. Permite a prevenção de lesões e reabilitação física

 

  1. Indicações do Método:

 

 

Está indicado para qualquer tipo de pessoa que após passar por uma avaliação, queira e esteja apta a praticá-lo; pois os exercícios e os aparelhos serão adaptados para atender as necessidades e limitações de cada cliente.

 

  1. Contraindicações do método:

 

 

Não há contraindicações absolutas para a prática do método, porém devemos ter algumas precauções. Pessoas com lesões articulares ou musculares, que forem exigidos durante a realização, não devem executar determinados exercícios enquanto não recuperar a função.

Precauções com gestantes, período menstrual, pessoas com labirintites, pressão arterial não controlada. Faz-se necessário o bom senso e conhecimento do método e patologias para melhor escolha dos exercícios para cada cliente.

 

  1. O método é praticado em sessões exclusivas para esta prática ou combinado com o Pilates convencional?

 

 

No Studio, podemos oferecer aulas, personalizadas ou em grupos, exclusivas de Pilates em Suspensão e/ou associá-la com as aulas de Pilates.

 

APOENA STUDIO PILATES

Ana Bilhar, 987, sala 206

Meireles

(85)31828544

 

Tavares Coutinho, 1831

Varjota

(85)32673101

 

 

Alice Magalhães

Fisioterapeuta

Pós-graduada em Fisioterapia Cardiorrespiratória
Pilates Stott

Cross Pilates

Pilates em Suspensão

RPGista–Souchard

Acupunturista

Kinesio Tape

Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (KABAT)

(85)988325344

E-mail: alicemagalhães.fisio@gmail.com

Instagram: @alicemagalhaes.fisio